Imagem - Vamos falar de cuidados básicos na WEB?
25 de maio de 2017 / Tecnologia

Vamos falar de cuidados básicos na WEB?

Atualmente utilizamos a internet para quase tudo no nosso dia a dia, como para fazer pesquisas, se comunicar, fazer downloads, nos entreter e diversas outras coisas. Porém, muitas vezes, nos questionamos se estamos seguros e se as informações que ali trafegamos são protegidas. Pensando nisso, listei algumas dicas para você estar um pouco mais seguro na WEB 😉

 

1- Senhas

1.1- Data de nascimento não é senha!

gif post

Sério que em pleno século 21 você ainda usa sua data de nascimento, ou de algum parente, como senha? Com uma simples tentativa de engenharia social, que é termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.

 

1.2- A senha é sua!

Sem essa de falar sua senha! Imagine a possibilidade de catástrofes que poderão acontecer se acessarem suas coisas :O.

gif post

 

1.3- Nunca use uma senha para tudo.

Imagine uma sequência de dominós, assim que a primeira peça cai, ela vai derrubando as outras. Fazendo alusão ao tema, se você usar a mesma senha para tudo, quem descobri-la, terá acesso a tudo.

 

1.4- Use geradores de senha

Por mais que a senha gerada seja difícil de ser decorada, faça um esforcinho. É melhor ter uma senha difícil e segura do que uma fácil e insegura.

 

2- Atualize seus dispositivos.

Há um tempo atrás o mundo foi surpreendido pelo Wannacry (Wannacry é um ransomware, ou seja, um resgateware, no qual os invasores cobram dinheiro para liberar os computadores atacados. É um script malicioso que criptografa os dados do computador mantendo assim os donos dos dados refém de quem os criptografou), e isso aconteceu pois a maioria dos dispositivos atacados não estavam atualizados.

gif post

 

3- Salve suas coisas

Ter um ou vários Backups é sempre necessário. Manter seus arquivos salvos em mais de um lugar é uma das melhores formas de garantir que você terá seus arquivos de volta caso tenha algum problema. Salvar em um outro computador, pendrive, nuvem ou qualquer plataforma, é uma das melhores precauções a se tomar.

 

4- Use um Antivírus

Mesmo que isso não iniba 100% de pegar algum tipo de vírus, é uma forma de prevenção.

 

Lembrando… Todas essas dicas são coisas básicas para que você esteja mais seguro na internet, não é porque você as usa que nunca vai acontecer com você, mas vai te deixar um pouco mais seguro.

Michel Willians

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.