Imagem - Psicologia das cores
27 de setembro de 2016 / Design

Psicologia das cores

Desde a faculdade, quando comecei a me aprofundar no “maravilhoso mundo do design”, procurava entender melhor como as diferentes cores e formas tinham o poder de nos despertar sensações e estimular o nosso cérebro a reagir diante desses estímulos. Alguns assuntos como a teoria das cores, gestalt e proporção aura (Sequência de Fibonacci) eram os meus preferidos, na verdade até hoje são. Mas hoje vamos falar sobre as cores.

 

A importância das cores em cada projeto.

 

Em algumas reuniões de briefing, quando abordarmos o assunto sobre cores, é muito comum ouvirmos frases como: “A cor que eu mais gosto é…”, ou “acho que o roxo combina bem” e até mesmo um “Nem pense em usar verde… aqui é Timão!!!”

Mas ao contrário do que muitos imaginam, existe um processo indispensável para definirmos a paleta de cores base. Levamos em consideração muito mais do que o nosso gosto pessoal, o principal é identificar qual mensagem queremos transmitir através do projeto.

 

Mas espera aí, estamos falando apenas da escolha de uma cor, não é isso? Vai nessa…
Sabia que toda cor vem acompanhada de um sentimento, uma mensagem, vários adjetivos e pra algumas, até mesmo um sabor?

 

Assista esse video. Vale a pena =)

 

 

Impressionante! Dê uma olhada em algumas cores com seus principais atributos.

 

Vermelho

Alerta, agressão, beleza, caridade, charme, comunismo, compaixão, perigo, desejo, determinação, devoção, drama, domínio, dinamismo, emoção, erotismo, excitação, extroversão, quente, vida, intensidade, amor, luxúria, guerra, assassinato, dor, poder, proibição, rebelião, vitalidade, vitória, urgência.

 

Logos com vermelho coca cola, texaco, kellogs, netflix, canon, nintendo, toyota.

 

Laranja

Ação, ambição, apetite, garantia, celebração, mudança, carisma, comunicação, competência, criatividade, determinação, conforto, desordem, dominância, seca, terra, emoção, encorajamento, energia, resistência, excelência, extravagância, explosão, sabor, flexibilidade, generosidade, diversão, saúde, independência, segurança.

 

logos com laranja bmg, fox, tnt, black+decker, nickelodeon, multi show, amazon, blogger, fanta, hooters, gool, harley davidson.

 

Amarelo

Brilho, cuidado, atividade, confidencia, extroversão, expressão, medo, esquecimento, alegria, inteligência, ideia, imaginação, inovação, inspiração, intuição, conhecimento, lógica, luz, ordem, filosofia, satisfação, espontaneidade, verão, incerteza, alerta, sabedoria, pensamento, estímulo, brincadeira, riso, diversão.

 

Logos com a cor amarela ikea, mc donalds, best buy, caterpillar, yellow pages, schweppes, ferrari, chupa chups, post-it, nikon.

 

Verde

Aventura, calma, tranquilidade, clareza, conforto, eficiência, ambiente, equilíbrio, fé, fertilidade, franqueza, liberdade, refrescância, fertilidade, folhagem, generosidade, sorte, harmonia, saúde, esperança, preguiça, umidade, natureza, neutralidade, prosperidade, progresso, renovação, reprodução, sinceridade, vigor, juventude.

 

Logos com a cor verde john deer, spotify, android, animal planet, tropicana, subway, abril, star bucks, land hover

 

Azul

Aceitação, autoridade, equilíbrio, cuidadoso, frieza, cooperação, compaixão, confiança, depressão, dignidade, profundidade, calmaria, desespero, flexibilidade, bondade, infinito, gelado, honestidade, introspecção, isolamento, lei, lógica, lealdade, obediência, maturidade, paz, piedade, proteção, qualidade, responsabilidade, solidez, tecnologia.

 

Logos com azul nasa, flickr, vimeo, oreo, dell, intel, ge, oral-b, american express, ibm.

 

Roxo

Arte, ansiedade, beleza, conflito, contrição, sonho, enigmático, encantamento, fantasioso, feminismo, aflição, homossexualidade, individualismo, intuição,  justiça, liderança, mágica, majestade, meditação, mobilidade, mistério, misticismo, nostalgia, orgulho, realeza, criatividade, reflexão, riqueza, loucura, sombrio, sofrimento, sofisticação, espiritualidade.

 

logos com roxo fedex, benq, syfy, taco bell, linx, hallmark, orkut, yahoo, milka, aussie, bbc, vivo

 

É importante deixar claro que não se trata de uma ciência exata, todas as cores têm significados variados. O amarelo, pode representa “alegria”, mas dependendo da aplicação em que ele for utilizado, pode ser de “franqueza” ou “incerteza”. Temos também o fator da cultura. O vermelho pode representar “esperança” e “fé” para alguns países orientais.

 

Ficou mais fácil entender porque a escolha das cores é fundamental para o sucesso de qualquer marca, concorda?

 

Se você gostou, deixe seu comentário e mande sugestões para os próximos posts.

Obs.: Quero deixar aqui como referência, um site de 2003 que até hoje me impressiona pela sua qualidade. O Color in Motion é na verdade a tese de mestrado da Claudia Cortés sobre a teoria das cores. Muito legal!

Junior Vieira

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.