Imagem - Gestão de projetos é essencial para as agências de publicidade
04 de abril de 2017 / Planejamento

Gestão de projetos é essencial para as agências de publicidade

Em meu post anterior falei sobre a importância de se ter um bom atendimento para manter e conquistar novos clientes. Hoje vou abordar outro assunto de grande importância para garantir esse bom atendimento: a gestão de projetos.

 

Sim, a gestão de projetos é necessária para as agências de publicidade, porque hoje somos mais do que obrigados a criar e entregar projetos de variadas naturezas, tornando-se indispensável pensar em jobs como projetos.

 

Você certamente já ouviu falar sobre gestão de projetos, certo? Mas será que sabe do que efetivamente se trata?

 

 

O que é e para que serve a gestão de projeto?

 

Segundo o  Project Management Body of Knowledge (PMBOK), um guia elaborado pela instituição Project Management Institute (PMI): “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”.

 

Resumidamente, um projeto:

  • Tem prazo definido de começo e fim, ou seja, é temporário;
  • Deve ser planejado, executado e controlado;
  • Entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos;
  • É desenvolvido por etapas e tem evolução progressiva;
  • Envolve uma equipe de profissionais;
  • Tem recursos limitados.

 

 

Como é o ciclo de vida de um projeto?

 

Como vimos acima, o projeto é planejado, executado e controlado, mas existem outras fases que compreendem este ciclo. Essas fases conectam o início de um projeto ao seu final. A definição do ciclo de vida do projeto facilita na gestão, que é feita através de um cronograma.

 

Resumidamente o ciclo de vida é composto por: início, planejamento, execução, monitoramento /controle e encerramento.

 

O monitoramento e o controle ocorrem paralelamente à execução, para garantir que o que está sendo feito é compatível com o planejado. Nesse momento ocorre a validação dos avanços.

 

Mas apesar de ocorrerem concomitantemente com a execução, o monitoramento e o controle partem da premissa que indicadores já foram determinados e que metas foram devidamente estabelecidas na fase de planejamento. Ou seja, essa etapa lida apenas com a aferição do desempenho e do progresso em contraste com o plano.

 

 

Afinal, o que é a gestão de projeto?

 

Sabendo o que é o projeto e suas respectivas fases, fica mais fácil compreender o que é a gestão de projeto: “é a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso”.

 

Ou seja, gerenciar um projeto envolve todas as etapas apresentadas, do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades.

 

Cada vez mais empresas estão investindo em gerenciamento de projetos, e uma agência de publicidade, apesar de todas as suas particularidades, também exige de sua equipe algum processo que possa garantir o sucesso de seus trabalhos, na execução e controle da qualidade das atividades desenvolvidas pela equipe.

 

Daí a importância da cultura de gestão de projetos. Afinal, gerenciar projetos é um fator que pode tornar a sua agência mais dinâmica, competitiva e capaz de entregar produtos e serviços com uma maior qualidade e valor para os seus clientes.

 

Entendeu agora o que é e para que serve a gestão de projetos ou ficou ainda com alguma dúvida? Deixe seu comentário…

 

Isabel Santos

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.