Imagem - O que é Design Estratégico?
30 de agosto de 2016 / Planejamento

O que é Design Estratégico?

Como o público te enxerga?

Converso com empreendedores diariamente, todos eles têm uma visão muito clara e objetiva sobre a sua empresa, produto ou serviço. O público-alvo também está claramente definido:

 

“Estamos trabalhando para atender as classes A, AA e AAA.” Dizem empolgados.

 

 

O problema mais comum é que todos seguem a sua intuição e nada mais. Decisões tomadas sem nenhuma pesquisa ou planejamento tem muito mais chance de fracassarem. Esse conceito também vale para empresas consolidadas, o mercado muda, o público exige diferenciais e muitas empresas param em seus selos de tradição, desde 1900 e antigamente.

 

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças!” Dizia Charles Darwin.

 

Essa frase se encaixa perfeitamente no mundo dos negócios, vemos grandes empresas sendo “engolidas” pelas novas startups que surgem com suas ideias revolucionárias, porém, muito simples… e a cada novidade, tenho a mesma impressão: por que ninguém havia pensado nisso antes?! Saber como se posicionar, qual mercado alcançar e como dialogar com esse público são algumas das funções do design estratégico.

 

Design estratégico é planejamento

Planejamento é tudo! Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Você já deve ter gasto tempo, energia e dinheiro em algum projeto que julgou ser incrível e acabou se decepcionando. Pense… se houvesse planejamento, isso teria acontecido?

 

Projeto Fail

 

Design estratégico é exclusividade

O mais interessante é que o modelo de design estratégico pode ser aplicado no seu negócio. Claro! É necessário muita disciplina, desapego com as coisas velhas e algum investimento… dessa vez direcionado em um planejamento mais objetivo, baseado em fatos e dados.

 

Uma marca se torna única quando se posiciona por seus conceitos, valores e particularidades, isso atrai o reconhecimento e engajamento de consumidores que tenham o mesmo perfil de comportamento. Lembre-se de marcas que possuem adjetivos que e encaixariam em pessoas, se eu disser: Nike! Um monte desses adjetivos saltam na sua cabeça. Valor é algo que não tem preço, seu cliente precisa enxergar isso de primeira, sem ter que conhecer seu show room ou fazer uma visita á fábrica!

 

 

Renato Rocha

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.