Imagem - Como ser mais organizado?
11 de maio de 2017 / Inspiração, Planejamento

Como ser mais organizado?

Nunca precisei de muitas pistas pra saber que eu não nasci uma pessoa naturalmente organizada. Mas isso não significa que eu vá ser, ou deva ser, uma pessoa desorganizada para toda a vida. Significa que eu apanho MUITO, cada vez que tento inventar um modo de me organizar melhor.

 

Desde a infância a desorganização se mostrou uma grande companheira. Ao longo da adolescência descobri que tenho um leve grau de déficit de atenção, tudo pra ajudar a manter a minha desorganização genuína.

 

Tomei diversas surras da nossa amiga disciplina e então comecei a pesquisar alguns métodos para conseguir ser mais organizada. Li e testei VÁRIOS métodos e depois, com certo conhecimento, acabei criando alguns próprios.

 

Nem tudo que eu li funcionou para mim, mas de alguma forma tudo que pesquisei me ajudou. Portanto falarei hoje dos métodos que mais deram certo para mim, ou que não deram certo mas eu achei bom hahaha.

 

Vão aí algumas dicas!

 

Mapa Mental: Os Mapas Mentais são uma forma de aprendizagem, eles te ajudam a raciocinar sobre aquilo que você está estudando, ou no projeto que está trabalhando. São uma ótima ferramenta para você organizar seus pensamentos. Existem diversos aplicativos gratuitos que te ajudam nessa tarefa, como por exemplo o Free Mind e alguns outros. Eu não me encaixei no método mas conheço muita gente que organiza tudo com eles e adora.

 

 

Bloco de notas: Atualmente eu uso o do IPhone porque é bem completo, anoto livros que quero ler, filmes que quero ver, senhas, dívidas, compromissos, tudo! Mas antes dele eu usava o Evernote. Você pode utilizá-lo no computador ou no celular, ele é um aplicativo de gerenciamento de informação, ideias e de produtividade. Tem diversas funções, seja para anotar uma ideia ou organizar tarefas, permite que você salve uma nota, uma imagem, crie uma lista ou um lembrete. Isso tudo de maneira muito fácil! Vale muito a pena conhecer e fuçar para descobrir todas suas funções.

 

Planilhas de Excel: As famosas queridinhas do pessoal organizado hahaha. Recentemente eu criei uma “tabela farol”. Tem todos os dias do mês e todos os clientes que eu preciso acompanhar em três status de cores diferentes: vermelho = falta fazer, amarelo = em produção, verde = ok. Eu a checo todos os dias, a todo instante, mudando o status das tarefas conforme vão sendo executadas (uso exclusivamente na ABID).
 

Antes desta tentei diversas outras tabelas, inclusive de grupos de Social Media ou feitas por alguém aqui da ABID, e percebi que tabelas do Excel só funcionam quando criadas por nós mesmos, para atender especialmente as nossas necessidades. De qualquer forma, aconselho a procurar modelos na internet até achar algum com que você se encaixe e consiga personaliza-lo. Elas devem ser simples e objetivas e podem te ajudar muito no controle diário das suas atividades.

 

Bullet Journal: é maravilhoso! Infelizmente minhas tentativas de criar um digno foram frustradas, mas me desafiei a conseguir criar um a partir do segundo semestre desse ano. Ele foi criado por um designer que sentiu a necessidade de usar papel para montar seus planejamentos, registrar ideias e coisas a fazer. É um método bem pessoal e estável, acho que irão entender melhor se derem uma olhada no site www.bulletjournal.com (além do mais fica tão lindinho).

 

 

GTD: Nunca utilizei, mas em todas minhas pesquisas ele apareceu e foi fortemente indicado como uma maneira simples de se organizar. É chamado de “GTD para organização pessoal”, criado pelo consultor em produtividade David Allen. Este método se baseia em colocar no papel todas as suas tarefas para que você possa ficar com a mente livre para executá-las sem estresse. Parece ser bem simples e eficaz, aconselho a darem uma olhada também, mas eu ainda fico com o Bullet Journal <3

 

Percebi que preciso de várias ferramentas para ser alguém mais organizado, e criei o HÁBITO de checar tudo, todos os dias para não me perder. Uso alarme de celular, bloco de notas, planilhas e diariamente colo post its no meu computador e escrevo bilhetes na palma da minha mão para não deixar nada passar hahaha.

 

Foram maneiras que eu encontrei para ser uma pessoa mais produtiva, focada e conseguir ser mais disciplinada, e isso tem melhorado mais e mais, gradativamente. Estou ficando feliz com os resultados. Mas ainda dá para melhorar… e muito!

 

Se você também é desses que nunca sabe onde deixou a chave de casa, ou leva esporro porque vive esquecendo compromissos importantes, siga essas dicas, e deixe seu comentário 🙂

 

Giovanna Lopes

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.